"Os sapucaienses estão acordando e percebendo que 77,7% de aumento é um índice que, embora os vereadores digam ser legal, dentro da lei, é injusto e imoral, se comparado com a média dos salários dos trabalhadores brasileiros... Quem dos senhores que está lendo este texto neste momento recebeu 77,7% de aumento no último ano? Venha somar com a gente! Toda terça e quinta-feira próximas estaremos novamente protestando contra este aumento abusivo em frente à Câmara de Vereadores! Até que eles revejam este índice absurdo! Terça-feira próxima, 19 horas! Quinta-feira próxima, 19 horas! Traga seu chimarrão, sua cadeira de praia... venha com a gente praticar a democracia e exercer sua cidadania!
Os 11 vereadores que lá no começo de junho chamavam as poucas vozes que se reuniam para protestar de "piada", de "palhaçada", agora estão acuados e com medo, vendo o erro que foi não ter recebido os manifestantes para ponderar as reinvindicações legítimas... Palhaçada é este elevado índice de aumento que deram a si próprios... 77,7% de aumento é que é palhaçada...
E os vereadores estão com mais medo agora, visto que hoje a RBS TV veio cobrir a manifestação. Vai haver repercussão na mídia eletrônica, coisa que eles jamais sonhavam... Amanhã, todos ligados no BOM DIA RIO GRANDE, cedinho, a reportagem deve sair lá... E talvez repercuta também no Jornal do Almoço, na programação do dia, na Rádio Gaúcha, na TV COM, talvez também na Zero Hora, no Diário Gaúcho... Agora talvez o Jornal VS dê algum espaço em reportagem para cobrir estas manifestações, porque, da manifestação em si, se saiu algo até o momento no VS, justiça seja feita, foi somente através de pequenas notas da pena da jornalista Sônia Bettinelli, em sua coluna... Por aqui, somente a Folha do Povo que representa as Faculdades Equipe mostrou coragem de noticiar com destaque os fatos, inclusive com foto na capa da manifestação...
Desde o começo de junho, a cada semana, a cada nova sessão, os vereadores inventavam um desculpa para não conversar, para não receber os manifestantes: falta de protocolo, muito barulho, os cartazes ofensivos, o tambor, os apitos... Em alguns momentos os manifestantes eram chamados de "gazeadores de aula", de "desocupados"... Por fim, tiveram a ousadia de, para escapar dos manifestantes, de antecipar duas sessões da noite (que seria as 19 horas) para o meio da tarde... E para quê? Para não encarar de frente a vergonha de reconhecer perante a população de que este aumento foi abusivo...
E o movimento foi crescendo, crescendo, calçado na vontade legítima e apartidária de justiça e também na incapacidade dos vereadores de pelo menos conversar com os manifestantes. Queremos a reavaliação deste aumento abusivo, senhores vereadores! O percentual aplicado de 77,7% é desproposital.
Embora com a presença da Brigada Militar e do POE, a manifestação foi pacífica e ordeira. Brotada dos anseios populares, apartidariamente. Nós somos trabalhadores dos mais diversos segmentos e estudantes que queremos uma cidade mais justa, melhor para todos nós, nossos filhos, netos e gerações futuras! Por acaso não está faltando dinheiro para a saúde, para a educação, para fomentar novos empregos, para investir na cultura, no esporte, na segurança? Então como é que há dinheiro para um salário mensal de mais de DEZ MIL REAIS?
Chega de manobras escusas na calada da noite... A lei de transparência está aí em nosso favor... É, senhores vereadores, nós, o povo, os manifestantes que levantamos nossas vozes contra este aumento abusivo, nós, a "piada" do mês, nos tornamos indigestos, né? ... Entalamos nas suas gargantas... O povo está cansado de legisladores que legislam em causa própria, em causa de seus próprios bolsos... Quem não for legislar em prol de uma Sapucaia do Sul melhor, pelo povo, pela coletividade, que se aposente... Ou que se mude para Sucupira ou Tobiacanga... Lá talvez seja o seu lugar... Nossa resposta vai ser dada em breve... Nossas vozes se unem por uma cidade mais justa, melhor para todos, pela renovação já!
Em outubro daremos uma grande resposta nas urnas, com a arma mais poderosa que temos na democracia: o voto. E então veremos quem é que é "piada"... Afinal... reza a lenda que quem ri por último ri melhor..."
* Texto por Gervásio Santa de Freitas
* Publicado originalmente no Forum AmoSapucaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário